segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Como conviver com alguém que me irrita


Muitas vezes, uma determinada situação obriga-nos a conviver com alguém que nos irrita e, quando isso acontece, nossa rotina parece tornar-se insuportável. Deparamo-nos com um problema, aparentemente de difícil solução. Porém, se nos lembrarmos de que, cada problema surgido traz consigo um aprendizado necessário, o melhor a fazer é refletir para conseguir decifrar o que temos que aprender com o dito cujo.

No caso da pessoa que nos irrita, sabemos que sempre quando uma surge em nosso convívio, não é nada mais, nada menos, que um espelho que a Vida coloca em nossa frente, para que posamos enxergar aquilo que devemos mudar em nós mesmos, ou seja, algum defeito que temos, pois tudo que nos irrita no outro é algo que também possuímos e, na maioria das vezes, nem percebemos.

O contrário também é válido: tudo que nos desperta uma enorme admiração no outro, trata-se de algo que está nos faltando. Então, já sabemos que será necessário desenvolver em nós mesmos, aquela qualidade ausente. Quando isso acontecer, passaremos a olhar para aquela pessoa com uma admiração normal. 

Analisarmos nossa acentuada irritação e/ou admiração com relação ao outro é uma ótima forma de nos conhecermos melhor.

Mas, voltando à pessoa que nos irrita, precisamos identificar em nossa personalidade, onde é que somos semelhantes a ela. Muitas vezes, não é algo ligado à atitude, mas ao fator ou ao defeito que origina tal atitude ou comportamento. É óbvio que, se efetuarmos essa mudança em nós mesmos, tal pessoa não mais nos causará irritação, ou então, muitas vezes, ela se afastará, pois sua missão conosco estará cumprida.


Então, a melhor coisa a ser feita, quando isso acontecer, é agradecer a oportunidade de crescimento, e não perder tempo, aproveitando tudo isso para mudar e  “crescer”!

(Sueli Benko)

...

Um comentário:

  1. E não são poucas vezes que isso acontece! Olhando assim, temos várias oportunidades de crescer...Lindo dia! bjs, chica

    ResponderExcluir

Adoro quando você deixa um comentário. Quero saber a sua opinião.
Obrigada!